Maconha: o que é e seus efeitos

A maconha, derivada da planta Cannabis sativa, é uma das drogas mais consumidas do Brasil. Seus efeitos são causados pela substância tetrahidrocanabinol, mais conhecida pela sigla THC, que também é alvo de estudos em relação às suas propriedades medicinais contra a epilepsia persistente, ou seja, que não responde a outras formas de tratamento.

Efeitos da maconha

Proibida no Brasil, a maconha causa uma série de reações físicas e psíquicas como euforia, alegria, perda de memória, mudança na pressão arterial e aumento dos riscos de depressão. Seu uso continuado também está ligado ao surgimento de quadros de esquizofrenia e bipolaridade.

Duração dos efeitos da maconha

O tempo de duração dos efeitos da maconha varia de acordo com a forma de utilização. Se for fumado, o THC vai diretamente para o cérebro e seus efeitos duram cerca de cinco horas. Se for ingerido, o efeito demora mais para se manifestar, mas dura aproximadamente 12 horas.

Efeitos da maconha a longo prazo

Se consumida por muito tempo, a maconha gera maior chance de desenvolver câncer de pulmão, bronquites, tosse crônica e arritmia cardíaca, além de fragilizar o sistema imunológico.

Uso medicinal da Cannabis

A Cannabis para uso medicinal tem vários efeitos benéficos, reconhecidos em estudo. Náuseas são aliviadas com essa substância, bem como sintomas provenientes da quimioterapia, como a perda do apetite. A substância pode ainda aliviar a pressão intraocular nos casos de glaucoma e ter efeito analgésico geral.

Derivados da maconha

Algumas substâncias derivadas da maconha, como o canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC), possuem ação importante no controle da epilepsia persistente. Por conta deste efeito benéfico, estas substâncias podem ser importadas para o Brasil para tratamento de crianças e adolescentes com formas graves da doença - há casos de pacientes que sofrem de 15 a 20 crises convulsivas por dia - mediante solicitação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foto: © Aleksandr Kurganov - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Maconha: o que é e seus efeitos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade