Cabelo oleoso: como combater

Existem atualmente diversas formas de se combater a oleosidade dos fios de cabelo. Conheça algumas dicas de produtos e práticas que podem ser adotadas para enfrentar esse problema.

Use xampus adequados

Usar xampus especiais para cabelos oleosos é a dica número 1 contra a oleosidade. Procure em farmácias os produtos à base de argila ou urtiga. O uso de xampus neutros também pode ser eficaz no combate à oleosidade dos fios.

Aplicação de argila

A aplicação ocasional de argila nos fios antes do banho também é bastante recomendada para o combate à oleosidade.

Suavizantes de cabelo

A aplicação de produtos suavizantes depois do banho deve ser feita em todo o fio, chegando até às pontas, parte mais propensa a secar e tornar-se oleosa depois.

Evite massagens

O hábito de massagear muito o couro cabeludo durante o banho aumenta o risco de oleosidade dos fios.

Óleo de alecrim ou lavanda

O uso de óleo de alecrim ou lavanda durante o banho combate a descamação do couro cabeludo e a oleosidade. Aplique uma ou duas gotas no máximo do produto.

Desembaraçar o cabelo

O hábito de desembaraçar os fios com um pente de plástico ou de fibras naturais é muito importante contra a oleosidade. Faça isso toda a vez que lavar o cabelo ou molhá-lo.

Enxague com água fria

Tomar banho gelado é muito difícil em determinadas épocas do ano ou horários, mas o uso de água fria durante o enxague do cabelo é um aliado contra os cabelos oleosos. Para quem não suporta tomar banho gelado, o conselho é evitar temperaturas elevadas em excesso.

Secar o cabelo a frio

Utilize secadores de cabelo que podem realizar a secagem a frio. Se o seu secador não tem essa função de regulagem da temperatura, evite aproximar o aparelho dos fios durante o processo.

Foto: © Roman Samborskyi - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Cabelo oleoso: como combater', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade