O dissulfiram é um medicamento indicado para ajudar a parar de beber, já que provoca alguns efeitos colaterais desagradáveis quando tomado com álcool. Seu uso, no entanto, deve obedecer a prescrição médica e, em geral, não pode ser usado como único método no tratamento de dependentes químicos. A terapia deve envolver acompanhamento psicológico.
Esse medicamento é indicado para casos de alcoolismo crônico, já que previne a ingestão de bebidas por conta de suas reações. Esse remédio necessita de receita médica para ser adquirido.
Ele deve ser tomado de acordo com a indicação médica, porém geralmente o dissulfiram é ingerido na forma de dois comprimidos por dia, em dose única, durante duas semanas. Depois, a dose pode ser reduzida para um comprimido diário.
Urticária na pele, sonolência, sensação de cansaço, dor de cabeça, perda da libido, depressão e perda de memória são alguns efeitos que podem surgir quando se ingere o dissulfiram.
O dissulfiram não deve ser ingerido por pacientes com doenças no coração ou fígado, psicoses, diabetes, epilepsia, tirotoxicoses, nefrites agudas e crônicas ou cirrose. O medicamento também não deve ser utilizado por pessoas que possam ter ingerido bebidas alcoólicas, preparados contendo álcool, paraldeído ou metronidazol nas últimas 24 horas.
Foto: © Jan Mika - 123RF.com