O Efferalgan é um anti-inflamatório utilizado em casos de dor de cabeça, febre, resfriados, dores nos dentes, nos músculos e menstruais.
O Efferalgan possui, em sua fórmula, paracetamol, princípio ativo indicado para combater qualquer tipo de dor, especialmente as citadas acima, em adultos e crianças a partir de 27 kg. Para bebês, o médico deverá receitar o medicamento mais apropriado.
Esse medicamento não deve ser ingerido com um intervalo menor que quatro horas entre as doses. A dose máxima não deve exceder 3 gramas em situações de adultos com menos de 50 kg, com problemas no fígado, que sofram de alcoolismo crônico, desnutrição e desidratação. Em casos de superdosagem, é recomendável consultar um médico o mais rapidamente possível.
O tratamento não deve continuar sem o acompanhamento médico se a dor persistir por mais de cinco dias ou em caso de febre por mais de três dias. Sempre deve ser verificada a relação desse medicamento com outros, caso o paciente faça uso, e possíveis reações dessa combinação. Em casos de problemas nos rins ou no fígado, bem como alcoolismo, o médico deve ser consultado. Pessoas com anemia, desidratação ou problemas de nutrição devem utilizar esse medicamento com muita precaução.
O médico deve ser informado caso a pessoa faça uso de outros medicamentos, bem como se tiver taxas altas de ácido úrico no sangue.
A ingestão desse medicamento, em condições normais de uso, pode ser feita durante a gestação e amamentação. Em grávidas, recomenda-se consultar primeiro um médico, que autorizará o uso do medicamento.
O uso do Efferalgan por crianças com menos de 6 anos não é recomendado. Os tratamentos com esse medicamento não devem exceder o limite de cinco dias em caso de dores e três em caso de febre.
Entre os efeitos colaterais da ingestão do Efferalgan estão coceiras e erupção cutânea, reações alérgicas na face e no colo, aumento da pressão arterial, mudanças no funcionamento do fígado, redução da contagem dos glóbulos brancos, bem como sangramento no nariz e gengivas. Caso sejam notadas algumas dessas reações, suspender a ingestão do medicamento e informar imediatamente ao médico.
Foto: © Tish1- Shutterstock.com