Estudos já mostraram que fazer sexo, além do prazer, traz benefícios para a saúde de maneira similar aos garantidos pela atividade física. Por outro lado, fazer exercícios é uma forma importante de melhorar o desempenho sexual e o prazer a dois.
A prática de atividade física regular favorece a boa resistência do músculo cardíaco, o que pode ser útil durante o ato sexual para garantir que ele dure mais tempo e evitar um acidente cardiovascular. Ainda que o risco de infarto seja mais elevado durante o sexo, o costume de fazer esforços regulares reduz as chances de ocorrer um problema.
A atividade física também permite aos homens conservar uma boa função erétil. Estudo científico demonstrou que os homens que praticam ao menos uma hora de atividade física moderada três ou quatro vezes na semana sofrem menos disfunção erétil e declaram sentir mais prazer durante o ato. Além disso, homens com histórico de atividade física relatam menos casos de impotência ao longo da vida.
Pesquisas recentes já comprovaram que a prática de exercícios físicos de maneira regular eleva a produção de testosterona pelo organismo, o que aumenta a libido e pode auxiliar no desempenho sexual. Este efeito natural, por outro lado, não deve ser obtido de maneira artificial pois a sobrecarga de testosterona no organismo pode ser bastante prejudicial para a saúde.
Perder peso e sentir-se mais ativo por meio da prática regular de exercícios físicos também eleva a autoestima do indivíduo e o aspecto psicológico é um componente fundamental para a prática do sexo tanto em relação à frequência quanto qualidade das relações sexuais.
Foto: © lenetstan - Shutterstock.com