Os seios de uma mulher perdem firmeza com o passar do tempo devido ao inevitável processo de envelhecimento do corpo. Porém, seus efeitos podem ser reduzidos com uma série de medidas a serem tomadas a longo prazo pela mulher adulta.
Os seios perdem firmeza ao longo dos anos devido ao processo natural e irrefreável de envelhecimento do organismo e às alterações hormonais experimentadas pela mulher quando entra na menopausa. As estruturas que dão suporte aos seios perdem tônus porque os tecidos que as formam se rompem e a pele se torna cada vez mais fina nesta e regiões do corpo.
É impossível conter as mudanças que o corpo da mulher passa ao longo dos anos. No entanto, elas podem ser retardadas e minimizadas com a adoção de alguns hábitos de vida saudáveis. O principal deles é a prática regular de atividade física, que pode ser musculação ou não. Apesar disso, exercícios de flexão de braços são muito bem-vindos para garantir o tônus muscular no peitoral. Também é importante que mulheres acima dos 50, 60 anos evitem aumentos ou perdas excessivas de peso pois elas provocam mudanças importantes no aspecto dos seios.
Manter uma postura correta do tronco durante todo o dia, reduzir o uso de sutiãs, adotar uma dieta equilibrada e se hidratar corretamente. Frutas e verduras são muito bons neste sentido pois são ricas em antioxidantes, substância que combate radicais livres e retardam o envelhecimento.
Em geral, o aumento do busto se dá apenas por meio de procedimentos cirúrgicos. Mas há outras alternativas para quem não deseja passar por uma operação. Atividades como musculação e natação auxiliam no desenvolvimento dos músculos peitorais, dando maior firmeza e aspecto aumentado ao busto. Uma dieta saudável melhora o metabolismo e estimula uma correta distribuição das gorduras pelo corpo, ação que tem como efeito dar aspecto mais avantajado aos seios. Massagens completam a lista de medidas para aumento do tamanho do busto.
Foto: © Alexandr Porubaymykh - Shutterstock.com