Gânglio axilar - Definição


Definição de gânglio axilar

Um gânglio axilar é um gânglio linfático localizado na axila. Esse pequeno órgão arredondado possui o papel de conduzir a linfa, líquido utilizado na defesa do organismo, vindo dos vasos linfáticos drenando o braço para o sistema de circulação sanguínea venoso. Muito pequenos, os gânglios axilares não são sentidos na palpação sob as axilas, mas podem algumas vezes aparecer inchados, especialmente em casos de inflamação de uma parte do braço devido a um vírus ou bactéria. Os gânglios axilares também podem estar inchados nas mulheres com câncer de mama. Diferentes exames permitem a procura do motivo que está causando esse inchaço.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 17:47 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Gânglio axilar - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Gama GT elevado - Definição
Gânglio inchado - Definição