Exame neurológico - Definição

Novembro 2017


Definição de exame neurológico

O exame neurológico é um exame realizado por um médico a fim de pesquisar as anomalias do sistemas nervoso e, em alguns casos, pesquisar um diagnóstico. Após o interrogatório do paciente ou do seu ambiente, o exame clínico é mais ou menos aprofundado em função das partes funcionais do paciente.

Um exame neurológico completo é longo e requer uma bateria de testes visando a avaliação das capacidades motoras, da força muscular, os reflexos, a coordenação dos movimentos, o equilíbrio, a sensibilidade em diferentes territórios cutâneos, a linguagem, a memória e o exame dos diferentes nervos cranianos. Em função dos resultados do exame e das hipóteses diagnosticadas feitas por um médico, exames complementares como imagens cerebrais por tomografia ou IRM, um eletroencefalograma, exame de sangue ou numerosos outros exames podem ser realizados.
Publicado por asevere. Última modificação: 30 de novembro de 2015 às 21:23 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Exame neurológico - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.