O exame de CA-125 é utilizado para avaliar a quantidade do marcador para câncer de ovário no sangue, permitindo sua detecção precoce, já que o antígeno CA-125 é uma proteína presente na maioria das células do câncer de ovário.
O CA-125 pode ser usado para avaliar sinais precoces de câncer de ovário ou pacientes com alto risco para esse tipo de tumor. Normalmente, o corpo já produz pequenas quantidades de CA-125, mas isso não indica doenças se os valores estiverem dentro do normal.
Níveis elevados de CA-125 no sangue podem indicar presença de câncer de ovário, endométrio, peritônio ou trompas de Falópio.
O exame de CA-125 é indicado para monitorar o tratamento do câncer de ovário e pode, ainda, detectar se o câncer voltou após a conclusão do tratamento.
Em alguns casos, o teste de CA-125 pode ser pedido junto com uma ultrassonografia transvaginal para ajudar a detectar o câncer de ovário precocemente em mulheres com alto risco de desenvolver a doença. Ele também ajuda a investigar casos de câncer de ovário, endométrio, peritônio ou trompas de Falópio.
Grávidas podem fazer o exame CA-125 segundo orientações médicas. Entretanto, vale destacar que a gestação pode elevar os níveis de CA-125 sem que isso signifique qualquer doença.
O valor considerado normal é 35 de U/mL ou abaixo, porém só é possível obter uma conclusão após a realização de uma análise específica dos resultados de acordo com cada paciente.
Alguns males como doença inflamatória pélvica, endometriose, fibrose uterina, doença hepática, como hepatite ou cirrose hepática, pancreatite, lúpus ou mioma uterino podem elevar o CA-125 no organismo.
Foto: © Africa Studio - Shutterstock.com