Mucosa - Definição

Julho 2017


Definição de mucosa

A mucosa é um tecido orgânico de consistência mole que recobre a parede interna de certos órgãos, assim como a de diversas cavidades naturais externas do corpo humano, como narinas e orelhas. Encontramos as mucosas ao longo de todo o tubo digestivo (no esôfago, estômago, intestino delgado, cólon e reto) e também nos pulmões, nos órgãos de eliminação, como a bexiga, por exemplo, e nos órgãos genitais como o endométrio, que é a mucosa que cobre o útero feminino. Além disso, são encontradas mucosas nas extremidades do céu da boca, do ânus e na entrada da vagina. As mucosas secretam geralmente uma substância viscosa, o muco, que as torna ligeiramente úmidas e serve como barreira protetora contra diferentes patógenos.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 2 de março de 2017 às 09:56 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Mucosa - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.