Nódulo hipoecóico - Definição

Junho 2017


Definição de nódulo hipoecóico

Um nódulo é uma formação geralmente de formato arredondado que aparece na superfície de um tecido ou órgão. Geralmente, quando um nódulo está localizado sobre os órgãos, como a tireoide ou fígado, eles são explorados com a ajuda de ultrassons emitidos por uma sonda, que são mais ou menos refletidos pelas estruturas encontradas no seu trajeto gerando uma imagem em uma tela: é o princípio de uma ecografia. Falamos que o nódulo é hipoecóico se ele reflete pouco, às vezes nada, desses ultrassons durante este exame. Em função do órgão investigado, os nódulos hipoecóicos podem representar maior ou menor suspeita de um problema, o que pode levar a outras explorações como uma biópsia do nódulo, em caso de dúvida.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 23 de fevereiro de 2017 às 11:32 por Natali.Saude.
Este documento, intitulado 'Nódulo hipoecóico - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.