Tumor do Nervo óptico

Novembro 2017


Definição

o nervo óptico é um nervo craniano, emitido diretamente do cérebro e tendo por função transferir as informações visuais do olho para o cérebro para que seja interpretada em imagem. Um tumor do nervo óptico pode se desenvolver sobre qualquer parte do trajeto deste nervo. Isso pode ser evolutivo à expansão rápida e causar uma diminuição da visão ou até uma cegueira, geralmente no quadro de um tumor maligno ou câncer, seja ao contrário estável, o que é geralmente o caso dos tumores benignos. Enquanto isso, seja ele benigno ou maligno, o tumor deve ser tratado.

Manifestações

as principais manifestações do câncer do nervo óptico são uma baixa da acuidade visual mais ou menos rápida e um deslocamento do globo ocular para frente, chamado de exoftalmia se o tumor é desenvolvido próximo ao globo ocular. A visão é geralmente afetada com uma perda parcial ou total da visão.

Diagnóstico

o diagnóstico do câncer do nervo óptico é suspeitado na presença de diferentes sinais clínicos evocados acima. A imagem médica permite determinar com precisão o estado do tumor e sua evolução. Utilizamos para isso o scanner e sobretudo a imagem por ressonância magnética (IRM), que é o exame ideal para diagnosticar esse tipo de tumor.

Tratamento

diferentes opções de tratamento dos tumores do nervo óptico existem. Podemos se contentar com o acompanhamento do tumor se ele for benigno, pouco incômodo e não evolutivo. Será necessário, neste caso, de garantir regularmente que ele não progrediu. Podemos, em revanche, colocar em prática uma cirurgia, uma radioterapia ou quimioterapia nas formas evolutivas em função da localização do tumor, seu tamanho e das repercussões possíveis de cada tratamento.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Tumor do Nervo óptico', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.