Prevenção e tratamento contra picadas de mosquitos

Dezembro 2017

As regiões tropicais são mais propícias a picadas de mosquito. As reações a essas mordidas podem ser bastante incômodas e, algumas pessoas, ainda desenvolvem alergia às picadas, que chegam a infeccionar. Entenda melhor como prevenir as picadas e também as infecções causadas por ela.


Reações provocadas pelos mosquitos

Reações locais sem agravantes

Os mosquitos podem causar reações simples locais e inflamatórias maiores, acompanhadas de bastante coceira.

Reações locais generalizadas

Elas também podem provocar reações inflamatórias mais extensas de vários centímetros de diâmetro, acompanhadas por um edema quente e doloroso com coceira intensa. Na maioria das vezes, é causada por reações alérgicas locais.

Muitas picadas

Às vezes você pode sofrer de muitas picadas, ao mesmo tempo, cada mordida pode causar uma reação moderada ou grave.

Infecção no local da picada

Uma infecção de uma ou mais lesões pode ocorrer provocada por uma ou mais picadas, especialmente em crianças. Em alguns casos, é necessário um tratamento antibiótico para combater a infecção.

Reações gerais

Podem aparecer reações gerais mais importantes, como uma urticária, dificuldade para respirar ou angioedema, mas são pouco frequentes.

Dicas para sofrer menos picadas de mosquito

Use roupas mais largas e grossas que cobrem os braços e pernas, evitando cores escuras e roupas muito brilhantes porque elas atraem os insetos. É importante saber que os mosquitos podem morder através das roupas, e também em lugares do corpo menos expostos ou mais improváveis, como os tornozelos e abdômen.


Em áreas onde existem muitos mosquitos ou para as pessoas que não podem usar repelentes de pele, pode-se aplicar nas roupas um inseticida especial para roupas.

Em ambiente fechados, recomenda-se o uso de mosquiteiros. Aparelhos elétricos, ventiladores, ou aparelhos de tomada inseticidas são relativamente eficazes. Ligue esses aparelhos a partir do entardecer e no amanhecer, quando o risco de mordida é maior.

Verifique com o seu médico ou farmacêutico para conhecer os produtos que podem ser usados em crianças. A citronela permite a proteção apenas por cerca de uma hora contra picadas e não é recomendada para crianças menores de dois anos de idade.

Prevenção com anti-histamínicos

O tratamento preventivo com anti-histamínicos pode ser prescrito nas semanas durante a exposição.

Tratamento para picadas de mosquitos

Tratamento local

Compressas com álcool devem ser aplicadas duas ou três vezes por dia sobre o local da picada. Uma pomada de corticoides também pode ser aplicada no caso de uma reação local mais grave.

Anti-histamínicos

Um anti-histamínico também pode ser prescrito para tratar picadas de mosquito para evitar a coceira que pode levar a uma infecção.

Antibióticos

Um tratamento antibiótico será prescrito caso uma infecção já tenha ocorrido.

Foto: © nechaevkon - Shutterstock.com
Publicado por Joana.Saude. Última modificação: 26 de outubro de 2017 às 21:03 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Prevenção e tratamento contra picadas de mosquitos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Testes de memória para doença de Alzheimer
Os efeitos do tabaco sobre a saúde