Testes de memória para doença de Alzheimer

Testes de memória são essenciais para auxiliar no diagnóstico da doença de Alzheimer e são utilizados para avaliar também sua gravidade.

Exame do miniestado mental para Alzheimer

Este exame é o teste que o seu médico ou especialista vai usar, mais comumente, para a avaliação da doença de Alzheimer. O miniteste dura aproximadamente 15 minutos. Ele testa uma variedade de áreas e gera uma pontuação que pode ir até 30. Quanto menor a pontuação, maior a gravidade da doença.

Áreas do exame

Para avaliar a orientação do tempo do paciente, são feitas algumas perguntas sobre dia, mês, ano e estação do ano. São feitas algumas perguntas sobre onde o paciente está atualmente - a casa/prédio, cidade e área circundante - para avaliar sua orientação de espaço.

Outros tópicos avaliados são a capacidade de recordar palavras e repetir frases, articulação do idioma (pede-se para o paciente citar objetos do cotidiano) e habilidade de leitura: pede-se para o paciente ler alguns comandos e segui-los. Podem ser comandos simples, como 'feche os olhos' e 'respire profundamente'.

Outras áreas avaliadas são a memória - pede-se para a pessoa lembrar três palavras mencionadas durante a conversa anterior - e a capacidade de cálculo: o paciente é solicitado a ir subtraindo unidades sucessivas de sete a partir de 100 (por exemplo, 100, 93, 86, 79 etc). Por fim, testa-se a capacidade de desenhar, pedindo ao paciente para copiar um diagrama apresentado.

Resultados do miniteste para Alzheimer

A gravidade da doença de Alzheimer depende da pontuação no miniteste. Se a doença estiver em um estágio leve, a pontuação varia de 21 a 26. Se for moderada, de 10 a 20. A pontuação é de 10 a 14 para o estágio moderadamente grave e menor que 10 quando a doença já estiver no estágio avançado.

Outros testes de memória para Alzheimer

Existem outras avaliações mais sofisticadas que podem ser realizadas por um especialista. Entre elas estão o teste de Lawton, o teste de Recordação Seletiva Livre e Guiada ou teste Grober-Buschke, e o Exame para Transtornos Cognitivos.

Foto: © Darius Turek - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Testes de memória para doença de Alzheimer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade