Por que somos cada vez mais alérgicos?

Cerca de uma em cada três pessoas atualmente sofre com algum problema de alergia e os números têm aumentado regularmente nas últimas décadas. As estimativas apontam que em dez anos 50% da população mundial terá alergia.

Casas e apartamentos

Nas últimas décadas, as cidades mudaram de cara em todo o mundo. Hoje, os apartamentos se tornaram menores, mais isolados e a expansão do número de imóveis com climatização favoreceu o desenvolvimento de ácaros, inimigos número 1 dos alérgicos. A perda de hábitos simples, como secar a roupa de cama nas janelas, também possibilitou o aumento no número de alergênicos nos apartamentos.

Animais domésticos

A multiplicação do número de animais domésticos nas casas também explica o crescimento do total de alérgicos no mundo já que o pelo dos animais também é um alergênico importante.

Hábitos alimentares

Profundas modificações nas últimas décadas sobre os hábitos alimentares da população representam perigo para os alérgicos. A mudança principal foi a explosão no consumo de alimentos congelados e industrializados, que introduziram novas proteínas e outras substâncias, utilizadas para conservar e dar sabor às comidas, no regime alimentar.

Excesso de higiene

Antes da introdução de vacinas e antibióticos na sociedade, o organismo estava habituado a lutar contra vírus e bactérias. Atualmente, a redução do número de infecções faz com que o sistema imunológico passe a se voltar para elementos antes considerados inofensivos, como o pólen e os ácaros.

Essa teoria higienista é comprovada por estudos recentes que mostram como crianças nascidas em áreas rurais têm maior resistência e menos casos de alergia em comparação às que são criadas em apartamentos nas grandes cidades, aumentando os riscos de crises alérgicas.

Alérgicos pelo mundo

Nos países industrializados, o número de pessoas alérgicas dobrou nos últimos 15 anos enquanto na década de 1970 a porcentagem de alérgicos não chegava aos 5% da população.

Foto: © pathdoc- Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Por que somos cada vez mais alérgicos?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade