Autoexame da mama

Dezembro 2017

O autoexame ou exame de toque da mama regular é uma importante medida de detecção precoce do câncer de mama, que a mulher pode realizar ela mesma de forma rápida e fácil. O autoexame é imensamente importante: cerca de 80% dos cânceres da mama são detectados por mulheres em um autoexame.


Frequência do autoexame da mama

Como uma regra de ouro, cada mulher deve fazer o exame de toque da mama uma vez por mês. Mulheres que examinam os seus seios regularmente, percebem alterações mais rapidamente.

Alterações no autoexame da mama

Se você notar qualquer alteração em seu peito, isso ainda não é motivo para entrar em pânico, porque as mudanças palpáveis no exame também podem ser benignas. No entanto, você deve informar o seu ginecologista, por segurança, o mais rápido possível qualquer alteração encontrada durante o exame de toque.

Melhor momento para autoexame da mama

O melhor momento para o autoexame é uma semana após o início da menstruação. O tecido mamário está extremamente macio neste ponto. Se você já está na menopausa, é aconselhável fazer o exame de toque da mama uma vez por mês em uma data especifica.


Com esta rotina, é pouco provável que se esqueça de fazê-lo. As mulheres que tomam hormônios contra os sintomas da menopausa sempre podem executar o autoexame da mama, ao abrir o novo pacote de medicamentos do mês.

Foto: © Tuzemka - Shutterstock.com
Publicado por Joana.Saude. Última modificação: 13 de outubro de 2017 às 10:41 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Autoexame da mama', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Por que somos cada vez mais alérgicos?
Incontinência urinária