Sintomas e tratamento da eletrosensibilidade

Julho 2017

Em agosto de 2015, a Justiça francesa reconheceu pela primeira vez o direito de aposentadoria por invalidez de um portador de eletrosensibilidade. Igualmente chamada de sensibilidade eletromagnética, a doença ainda é pouco conhecida no mundo.


Causas da eletrosensibilidade

A eletrosensibilidade é geralmente atribuída a uma exposição a campos eletromagnéticos. As ondas eletromagnéticas podem ser emitidas por antenas de televisão ou rádio, celulares e eletrodomésticos. A patologia também pode ser causada pelo medo que algumas pessoas têm dos efeitos negativos dos campos eletromagnéticos sobre a saúde.

Sintomas da eletrosensibilidade

Não há uma lista de manifestações específicas da sensibilidade eletromagnética, mas certos sinais são frequentemente observados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), reações dermatológicas, fadiga excessiva, tonturas, dificuldades de concentração, náusea e palpitações.


Dores de cabeça e oculares também costumam aparecer nesses casos. Os sintomas são de intensidade e gravidade variáveis de acordo com cada paciente. Em algumas ocasiões, a sensibilidade pode ser particularmente incapacitante no dia a dia do portador.

Diagnóstico da eletrosensibilidade

Pessoas que acreditam ter sensibilidade a campos eletromagnéticos devem procurar um médico para um diagnóstico correto do problema.


No entanto, um diagnóstico preciso da doença ainda é bastante difícil tendo em vista a inexistência de critérios médicos claros para a identificação da sensibilidade eletromagnética.

A função do médico nessa situação é buscar eliminar todas as outras possíveis causas para o sintomas apontados pelo paciente através de exames médicos e ambulatoriais.

Tratamento da eletrosensibilidade

O tratamento é prescrito de maneira individual e consiste, num primeiro momento, no combate dos sintomas. Também é possível, principalmente em casos de manifestações incapacitantes, ser indicado um trabalho psicológico.


Também podem ser tomadas medidas de prevenção para reduzir a exposição do paciente aos campos eletromagnéticos, como a retirada de equipamentos inutilizados de casa e mudança das condições de trabalho do portador da doença.

Foto: © Fotolía.

Veja também

Publicado por Pedro.Saude. Última modificação: 8 de setembro de 2015 às 12:34 por Joana.Saude.
Este documento, intitulado 'Sintomas e tratamento da eletrosensibilidade', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.