Possibilidades de prevenção do diabetes

Dezembro 2017




Diabetes de tipo 1 é uma doença autoimune em que as células produtoras de insulina do pâncreas são destruídas pelas próprias células de defesa do organismo. O desenvolvimento da diabetes do tipo 1 não pode ser evitado pelo estilo de vida.

No entanto, a diabetes tipo 2, forma muito mais comum da doença, sofre influência dos hábitos e estilo de vida. O aparecimento da doença pode ser retardado, ou até mesmo prevenido completamente, se forem adotados hábitos saudáveis.

Prevenção da diabetes tipo 2

Nutrição e peso

Vários estudos mostram que existe uma correlação direta entre aumento da gordura abdominal e risco de diabetes.

A maioria dos diabéticos tipo 2 estão acima do peso. A obesidade aumenta a resistência à insulina já existente no corpo. Portanto, uma perda de peso conduz a uma melhor eficácia da insulina. Cada quilograma reduzido, por conseguinte, reduz a probabilidade de desenvolver diabetes do tipo 2.

Busque tornar sua dieta mais equilibrada e variada. Não é necessário passar fome, mas reduzir a proporção de alimentos ricos em carboidratos e em gordura na dieta pode torná-la significativamente mais saudável. Procure aconselhamento com seu médico ou com um nutricionista.

Atividade física

O exercício regular previne a obesidade, aumenta a massa muscular e ajuda no melhor funcionamento do metabolismo. A prática de atividades físicas reduz a resistência das células do corpo à insulina e ajuda a insulina a atuar de maneira mais eficaz. Por outro lado, as células musculares consomem mais energia do que as células de gordura fazendo com que o nível de açúcar no sangue caia.

Cigarro

Fumar prejudica o metabolismo da glicose e reduz as propriedades da insulina. O melhor é parar de fumar e também não ficar em ambientes onde haja fumaça de cigarro.

Foto: © Dmitry Lobanov - Shutterstock.com
Publicado por Joana.Saude. Última modificação: 14 de outubro de 2017 às 08:30 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Possibilidades de prevenção do diabetes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Lúpus: causas, sintomas e tratamento
Hormônios TSH: níveis altos e baixos