Formigamento: causas e como combater

Dezembro 2017

Dormência ou formigamento são sensações que podem surgir em qualquer parte do corpo, principalmente nos dedos, nas mãos, nos pés, nos braços e nas pernas.


Sintomas de formigamento

A dormência geralmente se manifesta com a perda de sensibilidade em alguma parte do corpo, junto com sensações de formigamento.

Causas do formigamento

A dormência pode ser causada por uma série de fatores, incluindo ficar sentado ou parado na mesma posição por bastante tempo, lesão em um nervo, pressão nos nervos da coluna ou nervos periféricos, cobreiro ou infecção por herpes-zoster ou deficiência na circulação sanguínea. Diabetes, enxaqueca, esclerose múltipla, AVC, tireiode inativa, fenômeno de Reynaud, falta de vitaminas ou cálcio no corpo, uso de determinados medicamentos, radioterapia e toxinas de frutos do mar são outras causas da dormência.

Formigamento na boca

Além dos casos de dormência nas mãos, pés e pernas, outro tipo de dormência que pode acometer uma pessoa é a da boca, que pode indicar reação alérgica, herpes oral, hipocalcemia ou hipoparatireoidismo. Outras causas podem, ainda, incluir crises de ansiedade ou até um infarto, se esse sintoma estiver combinado a outros sinais, como formigamento nos braços e dores no peito ou nas costas.

Diagnóstico de formigamento

Como a dormência pode ter várias causas, é necessário procurar ajuda médica quando houver paralisia ou fraqueza excessiva, a dormência surgir após uma lesão na cabeça, no pescoço ou na coluna, houver perda de consciência, apresentar fala enrolada e alterações na visão ou se houver perda de controle da bexiga ou do intestino. Dependendo da suspeita do medico, alguns exames de sangue, como um hemograma completo e outros para medir o nível de vitaminas, eletrólitos, metais pesados e a atuação da tireoide podem ser pedidos.

Tratamento para formigamento

Geralmente, a dormência não exige tratamento específico e desaparece depois de a pessoa se movimentar um pouco. Entretanto, caso surjam alguns dos sintomas listados anteriormente, é recomendável buscar ajuda médica para que um especialista prescreva o tratamento adequado a cada caso.

Foto: © puhhha - Shutterstock.com
Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 27 de outubro de 2017 às 09:50 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Formigamento: causas e como combater', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
O que comer quando se está com diarreia
Incontinência urinária em homens