Carência de cálcio - Definição

Novembro 2017


Definição de carência de cálcio

Carência de cálcio é uma ausência ou falta de cálcio no organismo. O cálcio, dentre outras funções, é responsável pela boa saúde óssea e dentária. Ele age no mecanismo de contração muscular e a causa da carência é muitas vezes uma deficiência de vitamina D, substância que atua no metabolismo do cálcio, fixando-o nos ossos.

A carência se manifesta por câimbras musculares, tremores ou, em caso de carência profunda, pode provocar alterações no ritmo cardíaco. A longo prazo, ela causa problemas ósseos (osteoporose), especialmente em mulheres e pessoas mais velhas. Uma dieta rica em laticínios é aconselhada se uma carência de cálcio for detectada, além de suplementação de vitamina D em casos de carência associada.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de outubro de 2017 às 15:00 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Carência de cálcio - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.