A ejaculação retardada está ligada a uma dificuldade de evacuação do esperma apesar de uma fase de excitação sexual. Ela é vivida como um problema real. O tempo necessário para expulsão do esperma é considerado muito longo pelo homem e pode causar um complexo ou até um sofrimento. Ela pode ser permanente ou transitória e se determina da maneira seguinte:
A razão mais comumente encontrada pelos especialistas é a preferencia para a masturbação sobre as relações sexuais com um parceiro. Ela ocorre em função de:
Ela deve ser distinguida da anejaculação que pode ser de origem psíquica ou secundária a uma patologia ou uma intervenção cirúrgica como a ablação da próstata.
a ejaculação retardada pode se manifestar por:
Na maioria dos casos, a ejaculação não causa nenhuma dificuldade quando o homem se masturba na ausência de uma parceira.
No primeiro momento, causas orgânicas são procuradas durante um exame geral. Uma origem psicológica pode ser identificada durante o interrogatório do paciente. Um exame sexológico pode permitir uma análise da percepção de excitação durante uma relação sexual. Às vezes, um ultrassom pode ajudar a procurar uma disfunção do circuito ejaculatório.
um tratamento psico-sexológico do casal permite obter bons resultados, uma vez que as causas do problema são principalmente psicológicas. É portanto primordial determinar:
para limitar os fatores psicológicos que podem causar uma ejaculação retardada, é melhor evitar os conflitos do casal e favorecer a comunicação. Do outro lado, alguns fatores exteriores podem ajudar a reduzir os riscos de ausência de ejaculação, que são: