Interferon - Definição


Definição de interferon

O interferon é uma proteína produzida principalmente pelo sistema imunológico. Os interferons defendem o organismo contra os ataques virais: uma célula infectada por um vírus sintetiza essa molécula com o papel de informar as outras células da presença do vírus. Outro mecanismo pode ser outra proteína fabricada pelas células avisadas, tendo por efeito impedir a multiplicação do vírus. Os interferons possuem também um papel na proliferação celular na evolução de alguns tumores malignos. Eles são principalmente utilizados na cancerologia, imunologia e no tratamento da hepatite C crônica ou esclerose múltipla.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de maio de 2018 às 11:57 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Interferon - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Insuficiência respiratória crônica - Definição
Intestino delgado - Definição