Uma fadiga intensa pode ser causada por um conjunto de patologias:
O repouso nem sempre melhora o estado do paciente. É importante diagnosticar a causa para que um tratamento adaptado possa ser prescrito.
a fadiga intensa impede o paciente de efetuar tarefas correntes da vida cotidiana e problemas psicológicos e sociais podem acentuar o transtorno. Os sintomas sentidos geralmente causam uma baixa anormal do estado da forma e das capacidades físicas. Distinguimos a fadiga que é um fenômeno normal melhorado pelo repouso da astenia que é uma sensação de fadiga não melhorada pelo repouso. Existe também a fadigabilidade que é surgimento da fadiga física para um esforço anormalmente fraco.
após uma entrevista, exames complementares são prescritos para determinar a origem da fadiga intensa, geralmente consequência de um problema orgânico ou de origem psicológica como na depressão. Verdadeiro sinal de alerta, uma fadiga intensa não deve jamais ser negligenciada.
o tratamento da fadiga intensa depende das causas. Os resultados de diferentes investigações permitem ao médico colocar em prática um protocolo adaptado caso a caso. Em caso de motivo depressivo, antidepressivos melhoram os sintomas em algumas semanas.
O estilo de vida tem um impacto sobre o estado de saúde. Para prevenir a fadiga intensa, é importante: