Doença neuromuscular - Definição


Definição de doença neuromuscular

Chamamos de doença neuromuscular a condição que atinge os músculos e ocasiona problemas motores. A lesão pode afetar os nervos do músculo ou a junção neuromuscular, área de onde a informação nervosa é transmitida às células musculares. Existe uma grande variedade de doenças neuromusculares, que podem ser genéticas ou fruto de infecções, doenças metabólicas e uso de substâncias tóxicas. Os sintomas e consequências são bem diferentes de acordo com o músculo atingido e o tratamento também diverge. Entre as doenças neuromusculares, citamos as miopatias, neuropatias periféricas e doenças amiotróficas.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 21 de novembro de 2017 às 11:22 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Doença neuromuscular - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Doença estomacal - Definição
Doença nosocomial - Definição