Doença estomacal - Definição

Abril 2018


Definição de doença estomacal

Uma doença estomacal corresponde a uma disfunção do estômago, órgão que tem papel preponderante na digestão dos alimentos. Entre as doenças mais comuns, encontramos a inflamação da parede estomacal (gastrite) que pode ser aguda ou, na maioria das vezes, crônica, a úlcera de estômago, que é uma destruição localizada da parede estomacal podendo ocasionar perfuração, e também diferentes tipos de câncer de estômago.

O principal sintoma de uma doença de estômago é uma dor acentuada na região epigástrica, parte central e superior do abdômen. Frequentemente, uma acidez gástrica muito forte causa dores depois da alimentação com sensação de refluxo gástrico. O estômago pode ser estudado através de um exame endoscópico chamado endoscopia.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 16:57 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Doença estomacal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Doença do cólon - Definições
Doença neuromuscular - Definição