uma foliculite aparece após a inflamação de um folículo pilosebáceo (inflamação da base do pelo). De fato, ele está localizado sob a derme, e nasce sob a pele. O pelo nasce no folículo e se exteriora abaixo da pele. O furúnculo é uma infecção profunda desse folículo: inflamação neste caso é imputada na presença de um germe patogênico: o estafilococo dourado.
os furúnculos são causados por uma sensibilidade da zona afetada e são mais comuns nas pessoas inmunodeprimidas e diabéticas.
O furúnculo vai se manifestar pela:
o diagnóstico é feito após exame clínico. O médico ou dermatologista examina as lesões. Uma amostra local pode ser igualmente efetuada. A análise confirmará a presença do estafilococo dourado.
o tratamento vai variar em função do caso encontrado e do estado da doença. Ele é fortemente desaconselhado manipular um furúnculo, para evitar a disseminação dos germes. Em geral, o tratamento consiste em aplicar uma compressa protetora, uma desinfecção local e cremes antibióticos às vezes. Em paralelo, uma higiene de limpeza das mãos é necessária.
Os antibióticos serão utilizados sistematicamente nos furúnculos, associados à lavagem das roupas de cama com altas temperaturas (90°) e uma higiene cotidiana antisséptica.
para prevenir a aparição de furúnculos, medidas simples de higiene podem ser suficientes. O uso de roupas largas traz um certo benefício sobre a frequência dos furúnculos.