Prematuro - Definição

Abril 2018


Definição de prematuro

O bebê é considerado prematuro quando o nascimento que ocorre antes de 37 semanas de gestação, enquanto a gestação normal leva 40 semanas. Entre 32 e 37 semanas, falamos de prematuridade média. A prematuridade severa ocorre entre 28 e 32 crianças e a prematuridade extrema antes de 28 semanas. Por sua vez, uma criança nascida antes de 22 semanas de gestação é considerada inviável. A prematuridade afeta cerca de 6% dos partos.

Diversos fatores aumentam o risco do parto prematuro, tais como infecções maternas, gravidez múltipla, consumo de tabaco durante a gravidez, entre outros. O nascimento prematuro pode ser provocado em caso de risco à saúde da mãe, do feto ou outra necessidade. O bebê prematuro pode precisar de hospitalização, medicamentos para ajudar a maturação de alguns órgãos, principalmente os pulmões, além de acompanhamento médico aproximado.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 22 de novembro de 2017 às 15:26 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Prematuro - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Pulmão - Definição
Prostatite - Definição