Hipertensão arterial


Definição

a hipertensão arterial (HTA) é o aumento patológico da pressão arterial. É uma doença cardiovascular, aguda ou mais comumente crônica. Falamos de hipertensão quando a pressão sistólica, ou pressão medida durante a contração do coração, é superior a 140 mm de mercúrio, ou quando a pressão diastólica é superior a 90 mm sobre 2 medidas e encontrado em pelo menos 3 consultas sucessivas sobre um período de 3 a 6 meses. O HTA pode ser primitivo, em 90% dos casos, ou secundário a uma outra patologia.

Manifestações

na maioria dos casos, a hipertensão arterial é assintomática. Essa patologia é silenciosa durante longo prazo, evoluindo e podendo causar complicações. Sintomas podem se manifestar durante crises hipertensas:
  • Dores de cabeça;
  • Uma sensação de apitos auditivos;
  • Transtornos da visão;
  • Aceleração do ritmo cardíaco;
  • Vertigens;
  • Sangramentos do nariz.

Diagnóstico

o diagnóstico da hipertensão arterial se faz no médico generalista. Ele utilizará um aparelho para medir a pressão, aplicada no braço. Ele escolherá o tratamento adaptado em função da idade do paciente. Também é possível medir a sua pressão ele mesmo ou no farmacêutico. Em caso de HTA, um exame completo para procurar possíveis patologias em causa e uma avaliação dos fatores de risco cardiovasculares devem ser realizados.

Tratamento

é indispensável adotar uma higiene de vida particular para curar a hipertensão arterial. O médico recomendará parar de fumar e de beber álcool, a perda de peso e a diminuição do sal nos alimentos além de praticar atividades físicas regulares. Isso acompanhado do tratamento médico à base de medicamentos anti-hipertensores. Diferentes categorias de anti-hipertensores de mecanismos de ação diferentes podem ser utilizados como os diuréticos, os inibidores de enzima de conversão (IEC), os antagonistas de receptores de angiotensina II (ARA II), os betabloqueadores, os inibidores cálcicos... O controle da pressão arterial é comum para eventualmente adaptar o tratamento.

Prevenção

é possível evitar a hipertensão arterial adotando uma higiene de vida particular: limitar o sal nos alimentos, controlar seu peso e sua taxa de colesterol, diminuir seu consumo de álcool, parar de fumar, fazer esportes, controlar sua pressão.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Hipertensão arterial', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Hiperplasia
Hipertensão arterial maligna