a traqueia é o tubo aéreo que comunica entre a laringe e os brônquios, e que conduz portanto o ar das vias aerodigestivas superiores para os pulmões. Ela é situada à frente do esôfago, e se estende verticalmente sobre uma dezena de centímetros da base do pescoço até que se separe em dois brônquios destinados a cada pulmão. Esse tubo de estrutura muscular e cartilagem pode ser a sede do desenvolvimento de tumores. Os tumores da traqueia podem também ser benignos além de malignos. Trata-se de cânceres relativamente raros, e esses são essencialmente os homens fumantes que desenvolvem um câncer da traqueia, geralmente após os 60 anos.
os sintomas que causam os cânceres da traqueia não são específicos a esta doença. Trata-se principalmente de:
Classicamente, são igualmente associados sinais de alteração do estado geral com uma perda de peso, perda de apetite e uma fadiga.
Diante destes sintomas, o primeiro exame geralmente realizado é uma radiografia torácica, que mostra raramente o tumor, mas como sua frequência é rara, uma outra patologia é geralmente inicialmente suspeitada. Um scanner é possível para uma procura mais detalhada. Seja uma lesão na traqueia vista ou não, diante da persistência dos sintomas, o exame geralmente realizado em seguida é uma fibroscopia, que permite a visualização direta através de uma mini câmera no interior dos tubos, da cavidade bucal até os brônquios. Uma lesão pode também ser encontrada, e amostras, ou biopsias, realizadas no seu nível. Se a natureza cancerígena do tumor for confirmada, um exame de extensão é colocado em prática, o que corresponde a diversos exames com o objetivo de procurar a invasão do tumor às estruturas vizinhas, ou a disseminação das células cancerígenas de outros órgãos.
Existem diversos métodos que permitem cuidar de um câncer da traqueia, a decisão de utilizar um ou outro ou de associar diversos entre eles dependem de um estágio evolutivo do tumor e de resultados de um exame de extensão. A cirurgia é possível, além da utilização de raios, chamados radioterapia, ou o consumo de medicamentos, que chamamos de quimioterapia.
Sabemos que o câncer da traqueia é comum entre fumantes, pois o tabaco está na origem da sua aparição em diversos casos. O ideal para prevenir o câncer da traqueia é portanto evitar o consumo de tabaco. É igualmente recomendado evitar inalar substâncias cancerígenas, usando uma máscara cirúrgica quando trabalhamos em um ambiente de risco.