Câncer da tireoide

Faça uma pergunta

Definição

glândula endócrina situada abaixo da laringe, na base do pescoço, a tireoide pode ser afetada por um câncer, mesmo se os casos são raros. Entre os fatores aumentando o risco de desenvolver um câncer, encontramos uma exposição às radiações, além de carências ou ao contrário, excessos de consumo de iodo. Existem diferentes tipos de cânceres de acordo com as células afetadas. Os cânceres chamados de papilares afetam principalmente as jovens mulheres enquanto os cânceres chamados de vesiculares afetam sobretudo o homem mais velho. Os cânceres medulares são menos comuns.

Manifestações

alguns sintomas podem nos fazer suspeitar de um câncer da tireoide: a aparição de um nódulo na base do pescoço, ou de gânglios na sua proximidade, de sintomas causados pela compressão de um órgão situado próximo com a voz que muda, dificuldades de falar, comer, respirar... Mas às vezes a doença não dá nenhum sinal, e é qualificada com assintomática. Ela é descoberta durante outro exame, um ultrassom cervical por exemplo. O câncer medular pode ser responsável por diarreias e ondas de calor.

Diagnóstico

diversos exames permitem estabelecer o diagnóstico de um câncer da tireoide, a começar por um ultrassom para verificar a existência - ou não - do tumor, seu tamanho e de outras características. Uma punção permite extrair o líquido contido no tumor e de analisar ao microscópio. Por fim, uma cintilografia pode ser realizada. No caso da confirmação de um tumor, um exame de extensão é realizado, ou seja, o conjunto dos exames permitem procurar as metástases, localização secundárias do câncer.

Tratamento

a cirurgia intervém em primeiro lugar no tratamento de um câncer da tireoide. Trata-se de proceder à retirada da glândula por uma tireoidectomia, e eventualmente gânglios situados em torno. As células cancerígenas que restam são então destruídas pela injeção de iodo radioativo. O paciente deve portanto levar uma vida com tratamento hormonal para compensar o desaparecimento da secreção dos hormônios da tireoide.

Prevenção

a exposição aos raios deve ser controlada, e as carências ou excessos de consumo de iodo limitados para prevenir alguns tipos de cânceres da tireoide.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Câncer da tireoide', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.