glândula endócrina situada abaixo da laringe, na base do pescoço, a tireoide pode ser afetada por um câncer, mesmo se os casos são raros. Entre os fatores aumentando o risco de desenvolver um câncer, encontramos uma exposição às radiações, além de carências ou ao contrário, excessos de consumo de iodo. Existem diferentes tipos de cânceres de acordo com as células afetadas. Os cânceres chamados de papilares afetam principalmente as jovens mulheres enquanto os cânceres chamados de vesiculares afetam sobretudo o homem mais velho. Os cânceres medulares são menos comuns.
alguns sintomas podem nos fazer suspeitar de um câncer da tireoide: a aparição de um nódulo na base do pescoço, ou de gânglios na sua proximidade, de sintomas causados pela compressão de um órgão situado próximo com a voz que muda, dificuldades de falar, comer, respirar... Mas às vezes a doença não dá nenhum sinal, e é qualificada com assintomática. Ela é descoberta durante outro exame, um ultrassom cervical por exemplo. O câncer medular pode ser responsável por diarreias e ondas de calor.
diversos exames permitem estabelecer o diagnóstico de um câncer da tireoide, a começar por um ultrassom para verificar a existência - ou não - do tumor, seu tamanho e de outras características. Uma punção permite extrair o líquido contido no tumor e de analisar ao microscópio. Por fim, uma cintilografia pode ser realizada. No caso da confirmação de um tumor, um exame de extensão é realizado, ou seja, o conjunto dos exames permitem procurar as metástases, localização secundárias do câncer.
a cirurgia intervém em primeiro lugar no tratamento de um câncer da tireoide. Trata-se de proceder à retirada da glândula por uma tireoidectomia, e eventualmente gânglios situados em torno. As células cancerígenas que restam são então destruídas pela injeção de iodo radioativo. O paciente deve portanto levar uma vida com tratamento hormonal para compensar o desaparecimento da secreção dos hormônios da tireoide.
a exposição aos raios deve ser controlada, e as carências ou excessos de consumo de iodo limitados para prevenir alguns tipos de cânceres da tireoide.