Laqueadura de trompas e vasectomia

A laqueadura de trompas é um método de contracepção definitiva que pode ser proposto para certas mulheres. Contudo, elas devem ser alertadas sobre a irreversibilidade do procedimento. A decisão de recorrer a uma esterilização deve ser muito bem pensada e discutida com o parceiro. Também existe um procedimento, chamado vasectomia, de esterilização de homens.

Quem pode fazer a laqueadura de trompas

A esterilização definitiva é contraindicada para menores de idade e deve ser feita por casais que já tenham filhos ou de mais idade. Um período de cerca de quatro meses de reflexão deve ser respeitado após a primeira consulta com o médico e incluir ao menos uma visita a um psicólogo. Muitos médicos se recusam a realizar procedimentos de laqueadura de trompas ou vasectomia em pessoas sem filhos ou que não tenham consultado um psicólogo.

Laqueadura de trompas

O método clássico de esterilização corresponde à laqueadura das trompas de Falópio, também chamada de ligadura de trompas. O procedimento impede a fecundação dos óvulos, pois eles não conseguem encontrar os espermatozoides. Essa técnica cirúrgica necessita de anestesia geral e internação de 24 a 48 horas. Ela é realizado a partir da coagulação de cada trompa. O método pode ser revertido, mas a taxa de eficácia dessa cirurgia é baixa.

Esterilização para homens

A vasectomia, método de esterilização masculina, corresponde à secção dos dois canais deferentes que partem de cada testículo e permitem que os espermatozoides alcancem o canal ejaculador, na uretra.

Vasectomia e laqueadura pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza gratuitamente as cirurgias de vasectomia e laqueadura de trompas. Os dois procedimentos só são permitidos em pessoas com mais de 25 anos e ou que já tenham pelo menos dois filhos. Além disso, mulheres que tenham risco de morte caso engravidem também podem fazer a ligadura. Entre a manifestação da vontade do paciente de passar pelo procedimento e a realização da cirurgia devem ser guardados 60 dias.

Foto: © wavebreakmedia - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Laqueadura de trompas e vasectomia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade