Cuidados com um cabelo danificado

No inverno, os cabelos tendem a ficar mais fragilizados e perdem o brilho natural devido às maiores agressões exteriores. Por isso, é fundamental proteger o couro cabeludo e seus fios dos perigos dessa estação. No entanto, toda época do ano traz riscos para o cabelo.

O meio ambiente influencia na qualidade do seu cabelo

O meio ambiente (areia, água do mar, cloro das piscinas, poluição, vento) pode deixar o cabelo opaco, danificar tinturas, diminuir o crescimento, promover a perda de cabelo, provocar irritações no couro cabeludo e coceiras na cabeça.

Soluções para proteger o cabelo no inverno

Existem muitas maneiras simples e baratas de impedir que cabelos danificados fiquem ainda mais desgastados. Hidrate sua pele e seus fios com muita água, corte as pontas danificadas e duplas, use shampoo no máximo uma ou duas vezes por semana, evite a utilização repetida de secador ou chapinha, que queimam o cabelo. Evite colorações à base de amônia e prefira as de henna, mais naturais. Evite passar gel, esses produtos encorajam a queda de cabelo.

Boa alimentação ajuda a deixar o cabelo melhor

Para dar força ao cabelo, mantenha sempre bons hábitos de higiene e alimentação. Um cabelo danificado ou quebradiço pode ser sinal de carências alimentares ou estresse. É preciso revigorar o seu interior para ter um cabelo bonito. A dieta ideal é composta por proteínas, zinco, ferro e vitaminas do grupo B. Gema de ovo e leguminosas contêm os cinco elementos e são bastante recomendados.

Esporte é benéfico para os cabelos

Praticar um esporte é igualmente benéfico, pois elimina as toxinas do organismo e previne o estresse, inimigo número um dos cabelos. O estresse, aliás, reflete diretamente sobre o couro cabeludo, acelerando a queda de cabelo. Para resistir às tensões do dia a dia, consuma alimentos ricos em magnésio.

Foto: © Subbotina Anna - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Cuidados com um cabelo danificado', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade