Uma parcela significativa dos casais encontra grandes dificuldades para ter um filho porque desconhece quais são os melhores períodos para ter relações sexuais. Esses dias - o chamado período fértil - são determinados pelo ciclo menstrual da mulher. No entanto, essas dicas valem apenas para as mulheres que apresentem ciclos regulares, quando existe maior previsibilidade em relação ao dia da ovulação.
O primeiro dia do ciclo menstrual corresponde ao primeiro surgimento de menstruação. É a partir deste dia que será iniciada a contagem do ciclo menstrual que, em média, leva 28 dias para se completar.
O 14º dia do ciclo menstrual da mulher, considerando como base um ciclo regular de 28 dias, é o período mais fértil. Os quatro dias anteriores e os quatro posteriores ao 14º dia do ciclo são aqueles apropriados à fecundação. O melhor período está, portanto, entre o 10º e o 17º dia do ciclo. Para calcular esse dia em ciclos com outra duração - porém maiores que 21 dias e menores que 35 dias - basta diminuir 14 do total de dias do ciclo. Ou seja, períodos de 30 dias terão seu momento de maior fertilidade no 16º dia (30 - 14 = 16).
Se a duração do ciclo for superior a 35 dias ou inferior a 21 dias, ou mesmo se o ciclo menstrual apresentar uma tendência irregular, os resultados do cálculo correm o risco de não ser exatamente os mesmos. Nestes casos, a definição quanto ao período fértil se torna mais difícil.
Em caso de ciclos irregulares, utilize um kit de ovulação para determinar o melhor período para conceber um bebê. Esse kit é um exame de urina caseiro realizado com as primeiras urinas da manhã. Ele permite detectar o surgimento do pico do hormônio luteinizante (LH), que precede a ovulação em um ou dois dias. A taxa desse hormônio, presente em pequena quantidade ao longo do ciclo, aumenta de maneira brusca pouco antes da ovulação, uma vez que ele é responsável pela expulsão do óvulo pelo ovário. Logo, os testes de ovulação detectam um aumento da taxa de LH de 24 a 48 horas antes da ovulação.
Foto: © Pixabay.