Causas da interrupção da menstruação

Faça uma pergunta
O atraso ou interrupção da menstruação é motivo frequente de preocupação entre mulheres de diferentes idades. Suas causas são diversas e, na maioria das vezes, benignas.


Ausência de menstruação na puberdade

O atraso da primeira menstruação de uma adolescente pode ser sintoma de um retardo no início da puberdade. Em geral, essa fase da vida começa entre os 10 e 13 anos. Em média, a primeira menstruação da menina - chamada de menarca - ocorre aos 13 anos. Se a jovem não apresentar sangramento menstrual até os 16 anos, é necessário consultar um ginecologista para determinar a causa do atraso. Antes disso, no entanto, não há motivo para preocupação.

Atraso da menstruação por gravidez e aleitamento

A gravidez é a principal causa de atraso na menstruação entre mulheres sexualmente ativas. O fenômeno corresponde à interrupção da ovulação e, consequentemente, da menstruação. Para validar essa hipótese e descartar outras causas para o problema, é aconselhável realizar um teste de gravidez. Em outra situação relacionada à maternidade, a mulher pode ter seu ciclo menstrual interrompido devido ao aleitamento, que também é capaz de suspender a ovulação por alguns meses.

Amenorreia pós-contraceptiva

Parar de tomar a pílula anticoncepcional após anos de uso pode causar atraso da menstruação, que pode demorar alguns meses até que a ovulação seja restabelecida e regularizada. O uso de um contraceptivo hormonal que reproduz o estado hormonal da gravidez é igualmente responsável por amenorreia ou diminuição significativa do sangramento.

Causas psicológicas do atraso da menstruação

Um quadro de estresse importante, promovido por uma mudança repentina do modo de vida ou pela perda de um parente próximo, por exemplo, pode provocar atraso ou mesmo a interrupção total da menstruação por alguns meses.

Causas alimentares do atraso da menstruação

A perda de peso brutal causada por patologias como anorexia e bulimia, dietas desequilibradas e também a obesidade são algumas das causas alimentares que podem promover a interrupção da menstruação.

Causas alternativas do atraso da menstruação

Outras causas do atraso ou interrupção da menstruação são prática esportiva intensa, disfunções da hipófise, uso de medicamentos antidepressivos e sequelas de uma intervenção cirúrgica, como a cesariana.

Foto: © Lucky Business - Shutterstock.com

O que fazer se você esqueceu de tomar a pílula
Causas do sangramento após a relação sexual