O que fazer se você esqueceu de tomar a pílula

Esquecer de tomar a pílula anticoncepcional pode levar à gravidez. Uma em cada cinco gestações não planejadas ocorre pelo fato da mulher ter esquecido de tomar a pílula. Para evitar uma gravidez indesejada, é preciso saber corretamente como agir em caso de esquecimento de tomar a pílula anticoncepcional.

Efeito reduzido da pílula anticoncepcional

O esquecimento da pílula por apenas um dia já é capaz de reduzir a eficácia do comprimido como método contraceptivo. Além disso, vômitos ou diarreias nas quatro horas seguintes à ingestão da pílula podem impedir a absorção completa dos hormônios pelo organismo e baixar os efeitos desejados. Por fim, a realização de um tratamento antibiótico também pode afetar na taxa de sucesso da pílula como prevenção de uma gravidez indesejada.

Pílula contraceptiva oral combinada

A pílula contraceptiva oral combinada é composta por uma mistura dos hormônios progesterona e estrogênio. Se você esquecer de tomá-la, de um modo geral, há uma janela de 12 horas para sua ingestão sem prejuízos à eficácia do medicamento. De acordo com a potência da pílula, é possível deixar de tomar mais que um comprimido sem a necessidade de contracepção adicional ou de emergência e seu ginecologista será capaz de aconselhá-la melhor sobre isso.

Onde você está na sua cartela

Se você tiver esquecido de tomar um comprimido no meio da sua cartela, tome a pílula esquecida imediatamente e continue a cartela como de costume. Você não precisa de contracepção adicional ou de emergência. Se você está começando a tomar sua cartela com atraso, você pode precisar de contracepção de emergência. Fale com seu ginecologista.

Quantas pílulas faltam na cartela

Se houver menos de sete pílulas restantes em sua cartela, continue direto para a próxima cartela sem fazer a pausa usual de sete dias para a menstruação. Se houver mais de sete comprimidos restantes em sua cartela, continue normalmente com a cartela e faça a interrupção habitual de sete dias.

Pílula exclusivamente de progesterona (PEP)

Em caso de esquecimento, você tem até três horas para tomar a sua PEP. Se o atraso for inferior a três, tome o seu comprimido assim que se lembrar e continue a tomá-lo normalmente. Você não precisa de contracepção adicional ou de emergência. Se, por outro lado, você estiver com mais de três horas de atraso, tome a pílula assim que lembrar e continue o acompanhamento da cartela. Porém, não há proteção contra gravidez e será necessário uma contracepção adicional (por exemplo, com preservativos) durante dois dias.

Foto: © Marc Dietrich - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'O que fazer se você esqueceu de tomar a pílula', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.