Esquecer de tomar a pílula anticoncepcional pode levar à gravidez. Uma em cada cinco gestações não planejadas ocorre pelo fato da mulher ter esquecido de tomar a pílula. Para evitar uma gravidez indesejada, é preciso saber corretamente como agir em caso de esquecimento de tomar a pílula anticoncepcional.
O esquecimento da pílula por apenas um dia já é capaz de reduzir a eficácia do comprimido como método contraceptivo. Além disso, vômitos ou diarreias nas quatro horas seguintes à ingestão da pílula podem impedir a absorção completa dos hormônios pelo organismo e baixar os efeitos desejados. Por fim, a realização de um tratamento antibiótico também pode afetar na taxa de sucesso da pílula como prevenção de uma gravidez indesejada.
A pílula contraceptiva oral combinada é composta por uma mistura dos hormônios progesterona e estrogênio. Se você esquecer de tomá-la, de um modo geral, há uma janela de 12 horas para sua ingestão sem prejuízos à eficácia do medicamento. De acordo com a potência da pílula, é possível deixar de tomar mais que um comprimido sem a necessidade de contracepção adicional ou de emergência e seu ginecologista será capaz de aconselhá-la melhor sobre isso.
Se você tiver esquecido de tomar um comprimido no meio da sua cartela, tome a pílula esquecida imediatamente e continue a cartela como de costume. Você não precisa de contracepção adicional ou de emergência. Se você está começando a tomar sua cartela com atraso, você pode precisar de contracepção de emergência. Fale com seu ginecologista.
Se houver menos de sete pílulas restantes em sua cartela, continue direto para a próxima cartela sem fazer a pausa usual de sete dias para a menstruação. Se houver mais de sete comprimidos restantes em sua cartela, continue normalmente com a cartela e faça a interrupção habitual de sete dias.
Em caso de esquecimento, você tem até três horas para tomar a sua PEP. Se o atraso for inferior a três, tome o seu comprimido assim que se lembrar e continue a tomá-lo normalmente. Você não precisa de contracepção adicional ou de emergência. Se, por outro lado, você estiver com mais de três horas de atraso, tome a pílula assim que lembrar e continue o acompanhamento da cartela. Porém, não há proteção contra gravidez e será necessário uma contracepção adicional (por exemplo, com preservativos) durante dois dias.
Foto: © Marc Dietrich - Shutterstock.com