Teste de gravidez caseiro

O teste de gravidez caseiro, vendido na maioria das farmácias sem a necessidade de receita médica, aponta a presença da gonadotrofina coriônica, hormônio secretado apenas em mulheres no início do desenvolvimento do embrião. A taxa desse hormônio aumenta regularmente durante as seis primeiras semanas de gestação. Um teste caseiro não dá certeza absoluta da gravidez.

Como fazer o teste de gravidez

O teste é composto de um copinho onde deve ser colocado um pouco de urina e um bastão como o da foto acima que precisa ser colocado dentro do copinho já cheio. Espere cerca de 10 minutos. Durante esse período, o reagente do bastão em contato com a urina vai avaliar a presença da gonadotrofina e indicá-la através de um sinal que surgirá no corpo do objeto. Pode ser um traço, um círculo ou uma cruz, dependendo da marca comprada. Leia a bula.

Quando fazer o teste de gravidez

É recomendado realizar o teste de manhã, pois neste momento do dia a urina está mais concentrada. Além disso, o teste deve ser feito de dois a três dias depois da data em que a menstruação deveria ter começado. Evite beber muito líquido antes de fazer o teste, pois ele pode acabar diluindo o hormônio da gravidez.

Teste de gravidez precoce

Este tipo de teste, também encontrado nas farmácias, promete apontar a gravidez entre três e quatro dias antes da data prevista para o início da menstruação. Isso acontece porque ele é mais sensível à gonadotrofina. O modo de usar é idêntico ao dos testes de gravidez clássicos.

Preço do teste de gravidez

O preço de um teste de gravidez é de cerca de R$ 30. Algumas marcas vendem o produto em par para que seja feita uma contraprova.

Exame de sangue

Além dos testes caseiros, é possível dosar a taxa de gonadotrofina através de um exame de sangue. Nesses casos, o resultado é mais confiável.

Importância do teste de gravidez

O teste é importante pois devemos detectar a gravidez o quanto antes para iniciar o pré-natal e, principalmente, tomar as medidas que garantem a saúde do feto, como parar de fumar e consumir bebidas alcoólicas, além de evitar os medicamentos contraindicados para gestantes.

Foto: © Nathalie Speliers Ufermann - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Teste de gravidez caseiro', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade