Otite: sintomas e tratamento

A otite, infecção e inflamação do ouvido, é uma doença comum em crianças e a segunda doença infecciosa mais frequente no mundo, atrás da faringite. Podendo afetar um ou os dois ouvidos, a otite surge isoladamente ou acompanhada por outra doença, como a faringite ou a angina.

Causas da otite

A otite, na maior parte das vezes, é causada por infecções bacterianas. As bactérias mais comuns são Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae. Por outro lado, também é possível que a otite seja provocada por infecções virais.

Sintomas da otite

Normalmente, o principal sinal da otite é a presença de coriza no nariz e outros indícios de resfriado. Na sequência, as dores no ouvido começam e, em crianças pequenas, podem se tornar insuportáveis. Em casos mais sérios, é possível constatar perda parcial e temporária da audição no ouvido afetado e formação de pus e sangramentos na orelha. Fadiga, febre, dores de cabeça e na garganta e dificuldades para dormir também podem acompanhar uma otite.

Tratamento da otite

Em primeiro lugar, dê remédios contra a dor para a criança. Bebês e crianças muito pequenas sofrem muito com as dores da otite. Além disso, evite deitar a criança no lado do ouvido afetado, pois isso piora a infecção. É importante também manter o nariz da criança limpo e evitar o cigarro em casa durante os dias de infecção. Procure um médico para que ele recomende o tratamento medicamentoso mais adequado ao problema.

Tratamento caseiro da otite

Existem diversos métodos caseiros para tratamento da otite. O mais comum é a realização de compressas de água morna, que devem ser feitas por 20 minutos duas ou três vezes ao dia. Além disso, também é possível embeber algodão numa mistura de azeite e alho. Para isso, frite dois dentes de alho em duas colheres de azeite e molhe o algodão no produto.

Prevenção da otite

Cotonetes de algodão podem ser os grandes vilões de uma otite já que o uso desse produto para limpar o ouvido pode causar uma perfuração no local, iniciando o processo infeccioso. Também é importante evitar a exposição a barulhos e música alta e a alergênicos, como poeira e pólen. Como forma de prevenção, ensine seu filho a melhor forma de assoar o nariz, tapando uma narina por vez para permitir a ventilação do tubo que liga a cavidade nasal às orelhas.

Otite em bebê

O maior desafio na otite em bebês é o diagnóstico da doença já que a criança não consegue comunicar o que está sentindo. É preciso, portanto, que os pais fiquem atentos aos sinais de otite, tais como resfriado por muitos dias acompanhado de febre, dificuldade para engolir e rejeição de alimentos e, por fim, mexer constantemente em uma das orelhas.

Foto: © Photographee.eu - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Otite: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade