Atividades físicas durante a gravidez

A prática de esportes e atividades físicas em geral não é proibida durante a gravidez. Antes, no entanto, a grávida deve consultar o seu médico para ver qual é o melhor exercício para seu caso e também a intensidade com que deve ser praticado.

Benefícios da atividade física na gravidez

A atividade física pode trazer diversos benefícios para a grávida. Ela permite exercitar os músculos e manter a forma, diminuindo o risco de aumento excessivo de peso. Pode também fornecer lazer, ajudando a descontrair, reduz o risco de diabetes gestacional e hipertensão, ajuda a promover uma alimentação saudável e a fortalecer o assoalho pélvico e o períneo, muito útil durante o trabalho de parto. As mulheres grávidas devem fazer um bom aquecimento antes do treino. Atividades mais intensas e participação em competições devem ser evitados.

Esportes recomendados durante a gravidez

Alguns exercícios são recomendados durante a gravidez, por trazer os benefícios acima mencionados. Entre eles estão caminhadas ou corridas moderadas (se a mulher já está acostumada a fazer isso), flexões, ginástica (com acompanhamento profissional), exercícios na bicicleta ergométrica, natação e hidroginástica, os dois últimos evitando mergulhos.

Esportes não recomendados durante a gravidez

Esportes e atividades físicas que causam grande impacto e trazem riscos de acidentes não são recomendados durante a gravidez. Entre eles, esquiar, pedalar, artes marciais, cavalgar, mergulho. De forma geral, deve-se evitar esportes que exigem alta resistência e aqueles extenuantes.

Gravidez de gêmeos

Se você está grávida de gêmeos, deve, na medida do possível, evitar esportes. Se, ao praticar, você estiver muito cansada ou houver contrações e sangramento, pare de se exercitar de imediato e procure assistência médica. Especialmente no início da gravidez não são recomendados exercícios físicos extenuantes.

Foto: © Inara Prusakova - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Atividades físicas durante a gravidez', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade