Atividades lúdicas e criativas que consistem em fabricar, de maneira artesanal, objetos funcionais ou decorativos para casa, os trabalhos manuais são ideais para todas as idades e, em alguns casos, são recomendados como atividade terapêutica.
Os trabalhos manuais são executados com as mãos e utilizam, na maioria dos casos, objetos como papel, cartolina, plástico, madeira, argila etc. Graças aos trabalhos manuais é possível obter peças artesanais e únicas, que embelezam o ambiente. Os trabalhos manuais são perfeitos para toda a família, incluindo as crianças, pois estimulam a criatividade. Em idosos, os trabalhos manuais diminuem sintomas de depressão e aumentam a concentração.
Os trabalhos manuais mantêm a criança entretida de diversas maneiras. Estimulantes, eles têm um valor educativo muito grande e ajudam a desenvolver conceitos artísticos (cores, formas), matemáticos e científicos, como os números, além de promoverem o pensamento criativo e original. Valores como perseverança e paciência também são desenvolvidos pelos trabalhos manuais, que estimulam as capacidades comunicativas e sociais das crianças.
Tintas, pincéis, tesouras e papel são os objetos ideais para horas de diversão com os pequenos. Você pode, por exemplo, confeccionar bichinhos com palitos de sorvete. Papel crepom também é ótimo para criar formas diferentes em uma cartolina. Depois, a 'obra de arte' pode até decorar o quarto da criança. Dobraduras de papel também são ótimas para estimular a criatividade e podem dar origem a várias figuras divertidas. A criatividade e a paciência dos pequenos serão amplamente desenvolvidas com esse tipo de atividade.
Existem inúmeras técnicas de trabalhos manuais, porém, se você possui habilidades reduzidas ou deseja começar com algo simples, é possível confeccionar ímãs personalizados com nomes de amigos ou familiares. Para tanto, bastam apenas letras de madeira, pincel, tintas, um pedaço de ímã e cola.
Desenvolver habilidades manuais rende uma série de benefícios, tais como aumentar a concentração e reduzir o estresse nos adultos, além de permitir a expressão de emoções e sentimentos nas crianças. Nos idosos, os trabalhos manuais mantêm sua habilidade física, melhoram a visão, afastam a depressão e melhoram a capacidade de concentração, fazendo com que se sintam úteis. Com criatividade e alguns materiais, que vão desde papel até garrafas de vidro, os trabalhos manuais distraem, estimulam a criatividade e dão mais vida à casa.
Foto: © Oksana Kuzmina - Shutterstock.com