As vantagens dos trabalhos manuais

Atividades lúdicas e criativas que consistem em fabricar, de maneira artesanal, objetos funcionais ou decorativos para casa, os trabalhos manuais são ideais para todas as idades e, em alguns casos, são recomendados como atividade terapêutica.

O que são trabalhos manuais

Os trabalhos manuais são executados com as mãos e utilizam, na maioria dos casos, objetos como papel, cartolina, plástico, madeira, argila etc. Graças aos trabalhos manuais é possível obter peças artesanais e únicas, que embelezam o ambiente. Os trabalhos manuais são perfeitos para toda a família, incluindo as crianças, pois estimulam a criatividade. Em idosos, os trabalhos manuais diminuem sintomas de depressão e aumentam a concentração.

Benefícios dos trabalhos manuais em crianças

Os trabalhos manuais mantêm a criança entretida de diversas maneiras. Estimulantes, eles têm um valor educativo muito grande e ajudam a desenvolver conceitos artísticos (cores, formas), matemáticos e científicos, como os números, além de promoverem o pensamento criativo e original. Valores como perseverança e paciência também são desenvolvidos pelos trabalhos manuais, que estimulam as capacidades comunicativas e sociais das crianças.

Sugestões de trabalhos manuais para crianças

Tintas, pincéis, tesouras e papel são os objetos ideais para horas de diversão com os pequenos. Você pode, por exemplo, confeccionar bichinhos com palitos de sorvete. Papel crepom também é ótimo para criar formas diferentes em uma cartolina. Depois, a 'obra de arte' pode até decorar o quarto da criança. Dobraduras de papel também são ótimas para estimular a criatividade e podem dar origem a várias figuras divertidas. A criatividade e a paciência dos pequenos serão amplamente desenvolvidas com esse tipo de atividade.

Trabalhos manuais fáceis

Existem inúmeras técnicas de trabalhos manuais, porém, se você possui habilidades reduzidas ou deseja começar com algo simples, é possível confeccionar ímãs personalizados com nomes de amigos ou familiares. Para tanto, bastam apenas letras de madeira, pincel, tintas, um pedaço de ímã e cola.

Benefícios dos trabalhos manuais

Desenvolver habilidades manuais rende uma série de benefícios, tais como aumentar a concentração e reduzir o estresse nos adultos, além de permitir a expressão de emoções e sentimentos nas crianças. Nos idosos, os trabalhos manuais mantêm sua habilidade física, melhoram a visão, afastam a depressão e melhoram a capacidade de concentração, fazendo com que se sintam úteis. Com criatividade e alguns materiais, que vão desde papel até garrafas de vidro, os trabalhos manuais distraem, estimulam a criatividade e dão mais vida à casa.

Foto: © Oksana Kuzmina - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'As vantagens dos trabalhos manuais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade