Como hidratar mãos e pés

A palma das mãos e a planta dos pés são as regiões mais secas do corpo humano. Para evitar o aspecto ruim da pele provocado pela descamação e a desidratação, mulheres e homens usam cremes hidratantes e óleos. Porém, há produtos específicos para cada região do corpo. Confira como realizar a hidratação dessas áreas.

Causas da pele seca

As mãos e os pés são as partes mais secas do corpo humano devido à ausência de pelos nessas áreas. Toda região do corpo recoberta por pelos também conta com a presença de glândulas sebáceas, que secretam gordura e naturalmente promovem a hidratação da pele nesta região, algo que não ocorre nas mãos e pés.

Hidratação de mãos e pés

Creme para as mãos

Os cremes hidratantes mais recomendados para as mãos são aqueles à base de silicone. A hidratação deve ser feita diariamente, antes de dormir ou antes de sair de casa para trabalhar. Os cuidados com as mãos devem ser maiores entre as pessoas que mexem com produtos de limpeza, um dos principais responsáveis pelo ressecamento dessa parte do corpo.

Creme para os pés

Já para os pés, a preferência deve ser por cremes hidratantes à base de ureia, facilmente encontrados nos mercados. Para aumentar a absorção do creme pelo corpo, o uso de meias logo após o uso do produto é recomendado.

Procure um médico

Nem todo ressecamento e descamação da pele de mãos e pés pode ser resolvido com uso diário de cremes hidratantes. Em alguns casos, essa situação é sinal de alguma doença da pele, como psoríase, disidrose ou mesmo alergias a luvas, produtos de limpeza, entre outros. Por conta disso, procure um médico se a descamação for muito intensa ou se perdurar mesmo após o uso de hidratantes.

Foto: © LarsZ - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como hidratar mãos e pés', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade