o OAP ou edema aguda do pulmão é caracterizado pela presença de líquido nos alvéolos pulmonares. Ele pode se constituir progressivamente, ou brutalmente como é o caso no OAP. Ele pode ser causado na sua forma aguda com dois tipos principais de causa:
A presença de líquido nos alvéolos pulmonares será responsável por uma diminuição da qualidade das trocas gasosas, causando dificuldades respiratórias importante, de acordo com a rapidez da construção e importância da invasão de líquido.
o edema agudo pulmonar se manifesta por:
em caso de suspeita de edema agudo do pulmão, o tratamento deve ser realizado rapidamente. O médico se baseará unicamente sobre os antecedentes importantes, principalmente as doenças cardíacas pré-existentes, depois sobre as circunstâncias de aparição, a presença de um traumatismo ou não. Um exame clinico com auscultação pulmonar permitirá confirmar a existência de líquido nos pulmões. Se necessário e em caso de estabilidade do paciente, uma radiografia dos pulmões, um eletrocardiograma, um exame de sangue com gasometria arterial e dosagem de gases do sangue, até uma ultrassonografia cardíaca, serão realizadas.
o tratamento do OAP inclui sistematicamente:
for a do tratamento de todos os fatores de risco cardiovasculares comuns para todos, os pacientes afetados por patologias cardíacas devem respeitar um certo número de regras precisas para evitar as complicações que fazem parte do edema aguda do pulmão. Um regime sem sal, uma alimentação equilibrada, um controle do peso, um tratamento bem feito, um controle da pressão arterial, a ausência de tabaco e o consumo limitado de álcool, são alguns dos princípios fundamentais permitindo evitar o surgimento dessas complicações.