Edema agudo


Definição

o OAP ou edema aguda do pulmão é caracterizado pela presença de líquido nos alvéolos pulmonares. Ele pode se constituir progressivamente, ou brutalmente como é o caso no OAP. Ele pode ser causado na sua forma aguda com dois tipos principais de causa:
  • Seja um aumento da pressão arterial pulmonar, caso no qual falamos de OAP cardiogênico: o mecanismo é uma perda de líquido dos vasos sanguíneos causados pela hiperpressão que o rega. Esse mecanismo pode ser consecutivo à diversas patologias cardíacas, como os transtornos de ritmo, as cardiopatias, a insuficiência cardíaca;
  • Seja um traumatismo na origem de um OAP chamada lesional quando o traumatismo tenha causado a ruptura da membrana situada entre os vasos e os alvéolos pulmonares: falamos nesse caso de SDRA (síndrome de destresse respiratório agudo).

A presença de líquido nos alvéolos pulmonares será responsável por uma diminuição da qualidade das trocas gasosas, causando dificuldades respiratórias importante, de acordo com a rapidez da construção e importância da invasão de líquido.

Manifestações

o edema agudo pulmonar se manifesta por:
  • Dificuldades respiratórias de aparição brutal com aumento da frequência respiratória;
  • Incômodo é mais em posição de pé;
  • Às vezes, uma dor torácica pode estar presente;
  • Uma tosse;
  • Uma coloração azulada da pele ou das mucosas;
  • Catarros classicamente qualificados como espumantes.

Diagnóstico

em caso de suspeita de edema agudo do pulmão, o tratamento deve ser realizado rapidamente. O médico se baseará unicamente sobre os antecedentes importantes, principalmente as doenças cardíacas pré-existentes, depois sobre as circunstâncias de aparição, a presença de um traumatismo ou não. Um exame clinico com auscultação pulmonar permitirá confirmar a existência de líquido nos pulmões. Se necessário e em caso de estabilidade do paciente, uma radiografia dos pulmões, um eletrocardiograma, um exame de sangue com gasometria arterial e dosagem de gases do sangue, até uma ultrassonografia cardíaca, serão realizadas.

Tratamento

o tratamento do OAP inclui sistematicamente:
  • Um vasodilatador, medicamento capaz de dilatar os vasos para permitir uma melhor circulação do sangue;
  • Injeções de diuréticos para eliminar o excesso de água;
  • A associação a outros medicamentos chamados de derivados nitrados;
  • Um fluxo de oxigênio por oxigenoterapia;
  • Por fim, a causa da OAP é igualmente tratada.

Prevenção

for a do tratamento de todos os fatores de risco cardiovasculares comuns para todos, os pacientes afetados por patologias cardíacas devem respeitar um certo número de regras precisas para evitar as complicações que fazem parte do edema aguda do pulmão. Um regime sem sal, uma alimentação equilibrada, um controle do peso, um tratamento bem feito, um controle da pressão arterial, a ausência de tabaco e o consumo limitado de álcool, são alguns dos princípios fundamentais permitindo evitar o surgimento dessas complicações.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Edema agudo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Nevralgia de Arnold
Edema das cordas vocais