a psicose alucinatória crônica é uma patologia psiquiátrica que se manifesta por um delírio alucinatório. Uma alucinação é uma sensação patológica percebida na ausência de todo estímulo. É uma percepção sem objeto. Essa síndrome surge geralmente na mulher, em idade avançada. A estrutura mental do paciente é normal. A evolução da doença alterna períodos de remissão com momentos de agravamento. Em geral, nos meses que precedem a doença, um evento marcante surge, como dificuldades profissionais, econômicas, um divórcio, uma perda... É necessário distinguir a psicose alucinatória crônica de outros problemas delirantes como a paranoia e esquizofrenia.
os sintomas da psicose alucinatória crônica são os seguintes:
o diagnóstico da psicose alucinatória crônica é feito por um psiquiatra, após diversas sessões. Nenhum outro exame complementar é necessário para o diagnóstico, mesmo se alguns exames, tais como um exame sanguíneo ou imagem cerebral, possam ser realizados para eliminar uma origem orgânica aos problemas.
o tratamento da psicose alucinatória crônica ou de uma parte médica e se baseia sobre tratamentos antispsicóticos, geralmente neurolépticos. O tratamento não é curativo, mas ele trata os sintomas da doença. Do outro lado, um tratamento psicoterapêutico é necessário. Um tratamento social é geralmente conjunto e permitirá proteger o paciente sobre o plano jurídico a domicílio.