Tendinite


Definição

A tendinite do braço é causada pela inflamação dos tendões situados nessa parte do corpo. Ela pode portanto afetar os tendões dos músculos bíceps braquiais, coraco-braquial, situado na face anterior do braço, e as dores sentidas se localizam sobre a parte alta do braço perto do ombro. As causas desse tipo de tendinite são: movimentos repetitivos, uma queimadura ou movimentos muito intensos que cansam o tendão. Esse tipo de tendinite é geralmente comum nos trabalhadores manuais ou pessoas de idade cujos tendões sofreram estiramentos microscópicos provocados pela usura.

Manifestações

Os sintomas da tendinite do braço são os seguintes:
  • Dores vivas durante alguns movimentos;
  • Uma pele vermelha, quente e inchada onde a inflamação está situada;
  • Uma dor durante a palpação da zona situada em relação à inserção do músculo sobre o osso, zona onde está situado o tendão.

Diagnóstico

O diagnóstico da tendinite do braço é feito através de um exame físico durante o qual sinais clínicos são encontrados pelo médico. A dor descrita pelo paciente durante movimentos é presente durante movimentos chamados de ativos, mas a mobilização do braço é feita pelo examinador para realizar o mesmo movimento é indolor. Nos casos raros, uma radiografia é realizada mas os raios X não permitem visualizar os tendões, a não ser nos casos onde estão calcificados. Em caso de persistência de dores apesar do repouso ou de movimentos impossíveis, uma ruptura tendinosa é suspeitada e uma ultrassonografia pode então ser realizada.

Tratamento

o tratamento da tendinite do braço requer repouso do tensão envolvendo e portanto a parada da solicitação do músculo afetado. A aplicação de frio sobre o local inflamado permite amenizar a dor, combinado com o consumo de anti-inflamatórios. Injeções locais de corticoides amenizam igualmente as dores de maneira transitória em caso de tendinite crônica. A fisioterapia também é uma solução interessante, até uma imobilização com uma tala antes desse tratamento reeducativo.

Prevenção

é possível prevenir a tendinite do braço, principalmente se aquecendo da maneira correta, por mais tempo e progressivamente antes dos esforços importantes dos tendões. É igualmente necessário de alongar antes dos esforços e tentar evitar muitos movimentos repetitivos.
Publicado por asevere. Última modificação: 23 de novembro de 2016 às 14:17 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Tendinite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Taquicardia de Bouveret
Tendinopatia do ombro