A tendinite é a inflamação de um ou mais tendões que causa dores e desconforto. Essa condição pode se manifestar nos ombros, punhos, cotovelos, mãos, joelhos e calcanhares.
Geralmente, o tratamento para tendinite é feito com repouso, bem como compressas de gelo e uso de anti-inflamatórios e analgésicos. Em alguns casos, a tendinite é controlada apenas com fisioterapia, que utiliza massagens e ultrassom para conter a inflamação do tendão.
O médico pode prescrever fisioterapia em alguns casos de tendinite. Nesta técnica, são utilizados recursos como ultrassom, bolsas de gelo, massagens, exercícios de alongamento e fortalecimento para aliviar a dor na região.
Geralmente, o tratamento é feito com compressas de gelo três ou quatro vezes ao dia e anti-inflamatórios. Sessões de fisioterapia mantêm o movimento e a força do membro afetado.
Além de evitar o movimento do punho afetado, é recomendável realizar um tratamento fisioterapêutico para a tendinite no punho, que pode ser feito com a utilização de aparelhos de eletroterapia e termoterapia. Compressas de gelo também ajudam a aliviar os sintomas.
É necessário manter a perna afetada em repouso com aplicação de gelo três vezes ao dia. Sessões de fisioterapia são recomendadas em casos mais sérios, além de medicação com anti-inflamatórios. Em casos extremos, é necessária cirurgia para reparar os danos ao tendão.
As compressas de gelo são muito eficazes no combate à tendinite, já que ajudam a aliviar a dor e a inflamação. Para fazer esse procedimento, envolva algumas pedras em uma toalha e deixe em cima do local inflamado por até 20 minutos. Esse procedimento pode ser realizado de três a quatro vezes por dia na frase crítica da tendinite.
Um anti-inflamatório natural para a tendinite é o chá de gengibre e limão, que ajuda a reduzir o inchaço dos tendões. Para fazê-lo, basta 1 litro de água fervente, um limão e uma fatia de cinco centímetros de gengibre descascado. Após coar e adoçar com mel, beba o chá ao longo do dia.
Foto: © Melodia Plus Photos - Shutterstock.com