Sangramentos durante a gravidez

Muitas mulheres grávidas se assustam quando menstruam durante a gravidez. No entanto, o que ocorre não é a menstruação, mas sangramentos que podem ter causas simples ou origens mais graves, podendo até colocar a vida do bebê em risco. Portanto, sempre consulte seu médico quando sangrar durante a gravidez.

Sangramento no início da gravidez

As possíveis causas de um sangramento durante a gravidez variam de acordo com o período gestacional em que a mulher se encontra. No primeiro trimestre de gravidez, a perda de sangue pode ser causada pela própria concepção, pelo descolamento da placenta ou em casos de gravidez ectópica (quando o bebê se desenvolve fora do útero materno).

Sangramento no final da gravidez

Já no segundo semestre, o principal fator que provoca sangramentos na gravidez é uma inflamação no útero.

Sangramento no terceiro trimestre da gravidez

No terceiro trimestre, as causas são descolamento da placenta e o início do trabalho de parto.

Outras causas do sangramento na gravidez

Além disso, casos de aborto espontâneo também provocam sangramentos, que costumam ser mais abundantes que os demais. Outra causa de perda de sangue, mais comum no trimestre final da gravidez, são as relações sexuais.

O que fazer ao sangrar durante a gravidez

Em primeiro lugar, procure um médico o mais rápido possível para que ele faça os exames necessários para a identificação da causa do problema. Além disso, é importante estar atenta a algumas características do sangramento que indicam a possibilidade de quadros mais graves. A principal é a frequência da perda de sangue. Também deve-se prestar atenção à coloração do sangue e se o sangramento é acompanhado de febre da gestante.

Foto: © KonstantinChristian - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Sangramentos durante a gravidez', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade