a capsulite é uma inflamação benigna da cápsula de uma articulação. A forma de capsulite mais comum é a que afeta um ombro (capsulite adesiva). Mais raramente, o quadril também pode ser afetado pela capsulite. Ela afeta principalmente as mulheres entre 40 e 60 anos sem causa interligada. Essa doença se cura geralmente espontaneamente em menos de dois anos.
uma dor permanente e irradiante, um enrijecimento da articulação em causa ou até uma dificuldade para realizar alguns movimentos, do membro pulsante. Dores são causadas pela retração da membrana que cerca a articulação. A capsulite se manifesta por:
Podendo se tornar invalidante no cotidiano, mas durante um período limitado, a capsulite é na maioria dos casos pouco invasiva, e se cura espontaneamente em menos de dois anos. Ela é considerada como uma doença sem gravidade.
um primeiro esboço do diagnóstico é feito no exame clínico, mas às vezes é seguido de exames complementares tais como:
Um exame sanguíneo é igualmente demandado para detectar uma eventual doença infecciosa.
Paracetamol e anti-inflamatórios são prescritos para limitar os picos de dor. Injeções às vezes de corticoides podem igualmente ser prescritas. O tratamento da capsulite é seguido por uma reeducação enquadrada por um fisioterapeuta.
uma capsulite pode ser reconhecida como doença profissional se ela for causada por gestos repetitivos sobre o período de trabalho. Para prevenir uma capsulite devemos evitar quando possível a repetição intensiva de movimentos de uma mesma articulação. Mas para essa inflamação benigna podendo aparecer sem motivo aparente, a prevenção ainda não é possível.