As tatuagens são uma forma de homenagear alguém, destacar algo de que uma pessoa goste ou podem ser feitas por impulso. Independentemente do motivo que leva uma pessoa a fazer uma tatuagem, ela deve estar ciente que alguns cuidados são fundamentais para garantir que ela esteja livre de complicações. Afinal, a tatuagem é uma ferida e requer cicatrização e higienização.
Logo após ser feita, a tatuagem precisa ser higienizada adequadamente para evitar infecções. É fundamental fazer uso de sabonetes antissépticos antes da troca do filme plástico e do uso da pomada. Essa lavagem pode ser feita a partir do dia seguinte ao procedimento e deve ser mantida enquanto a pele possuir casquinha e aspecto de ferida.
Dentro do estúdio, o próprio tatuador deve passar uma pomada antes de você ir embora. Depois, em casa, você deve manter esse hábito. Pomadas à base de bepantol ou com ação antibiótica são as mais recomendadas. Nos primeiros dias, a pomada deve ser passada de uma a três vezes ao dia. Seu uso deve ser mantido, ao menos, durante os 20 primeiros dias.
O filme plástico funciona com a pomada, na proteção do desenho. Ao isolar a área, o medicamento é mais bem absorvido, evitando infecções. Entretanto, o uso do filme não deve se estender para mais de três dias, pois isso poderá favorecer o aparecimento de bactérias.
O ideal é que a exposição ao sol seja feita pelo menos após um mês da tatuagem, com o uso de bastante protetor solar ou roupas que evitem a exposição da tatuagem aos raios solares.
É recomendável não ingerir alimentos muito gordurosos e condimentados nos primeiros dias após a realização da tatuagem, pois eles podem gerar alergias no local tatuado.
Foto: © Africa Studio - Shutterstock.com