Cuidados a serem tomados com tatuagens

Faça uma pergunta
As tatuagens são uma forma de homenagear alguém, destacar algo de que uma pessoa goste ou podem ser feitas por impulso. Independentemente do motivo que leva uma pessoa a fazer uma tatuagem, ela deve estar ciente que alguns cuidados são fundamentais para garantir que ela esteja livre de complicações. Afinal, a tatuagem é uma ferida e requer cicatrização e higienização.


Higienização da tatuagem

Logo após ser feita, a tatuagem precisa ser higienizada adequadamente para evitar infecções. É fundamental fazer uso de sabonetes antissépticos antes da troca do filme plástico e do uso da pomada. Essa lavagem pode ser feita a partir do dia seguinte ao procedimento e deve ser mantida enquanto a pele possuir casquinha e aspecto de ferida.

Pomada para cicatrizar a tatuagem

Dentro do estúdio, o próprio tatuador deve passar uma pomada antes de você ir embora. Depois, em casa, você deve manter esse hábito. Pomadas à base de bepantol ou com ação antibiótica são as mais recomendadas. Nos primeiros dias, a pomada deve ser passada de uma a três vezes ao dia. Seu uso deve ser mantido, ao menos, durante os 20 primeiros dias.

Quando usar o filme plástico na tatuagem

O filme plástico funciona com a pomada, na proteção do desenho. Ao isolar a área, o medicamento é mais bem absorvido, evitando infecções. Entretanto, o uso do filme não deve se estender para mais de três dias, pois isso poderá favorecer o aparecimento de bactérias.

Quando tomar sol com tatuagem

O ideal é que a exposição ao sol seja feita pelo menos após um mês da tatuagem, com o uso de bastante protetor solar ou roupas que evitem a exposição da tatuagem aos raios solares.

Cuidados com a alimentação após a tatuagem

É recomendável não ingerir alimentos muito gordurosos e condimentados nos primeiros dias após a realização da tatuagem, pois eles podem gerar alergias no local tatuado.

Foto: © Africa Studio - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde