Os exercícios de agachamento estão no grupo daqueles que trazem benefícios para praticamente todo o corpo. No entanto, é essencial realizá-lo de maneira correta e dentro dos limites de cada pessoa para evitar lesões e potencializar os resultados positivos.
A técnica correta de agachamento é a que pode ser vista na imagem desta dica. O agachamento deve ser feito mantendo a coluna reta e os pés alinhados e distanciados paralelos ao quadril. Entre iniciantes, a descida deve ser feita até que os glúteos fiquem um pouco abaixo da linha do joelho. Em graus mais avançados, o praticante consegue inclusive tocar o bumbum no chão antes de retornar à posição inicial.
O agachamento é um exercício que desenvolve praticamente o corpo inteiro. Em primeiro lugar, todos os principais grupos musculares da parte inferior do corpo são trabalhados. Além disso, há alto gasto calórico, definição do abdômen e melhora da funcionalidade corporal, garantindo maior facilidade para desempenhar suas tarefas diárias.
Um dos principais benefícios do agachamento é tonificar os músculos das pernas, em especial as coxas. O quadríceps é o músculo mais trabalhado no momento de descida do exercício. Para garantir a eficácia do agachamento para as pernas é fundamental manter os pés alinhados.
Os glúteos são trabalhados quando o atleta já consegue ultrapassar os glúteos da altura dos joelhos. Neste momento, os músculos desta região são bastante exigidos e seu desenvolvimento é garantido. Para isso, observe a posição da coluna, que deve estar sempre reta.
O agachamento é um exercício classificado como aeróbico e que garante um alto gasto calórico se feito em média ou alta intensidade. Por conta disso, ele auxilia no emagrecimento. Contudo, a perda de peso está condicionada a outros fatores como estilo de vida, alimentação e prática de atividade física regular.
Foto: © ostill - Shutterstock.com