Coceiras anais

Faça uma pergunta

Definição

as coceiras anais (ou prurido anal) são sensações que causam incômodo, localizadas no nível do ânus. A vontade de se coçar na área anal surpreende o indivíduo a todo o momento do dia (ou à noite). Geralmente benignas essas coceiras podem ser eliminadas rapidamente. Esse problema é, sobretudo desconfortável.

Manifestações

no quadro das coceiras anais, encontramos:
  • Coceiras mais ou menos fortes;
  • A vontade urgente de se coçar.

Esse prurido pode causar lesões em função da raspagem efetuada regularmente. Essa raspagem pode agravar as lesões e provocar sangramentos na área.

Diagnóstico

o diagnóstico é realizado após um exame clínico. O médico vai examinar o ânus para determinar as causas das coceiras: fissuras, hemorroidas... Em alguns casos, amostras podem ser analisadas (quando as causas são de origem infecciosa principalmente) para determinar o germe responsável pelas coceiras. O prurido anal pode igualmente ser causado por um problema de higiene ou por uma transpiração excessiva da zona também. É igualmente necessário pesquisar a presença de verrugas na margem anal que podem ser causadas por uma infecção parasitária no intestino, a oxiurose: o diagnóstico nesse caso será feito por uma fita adesiva - teste realizado na margem anal e sobre o qual as verrugas saem essencialmente à noite onde vão ficar presas.

Tratamento

em geral, medidas simples permitem eliminar as coceiras anais (medidas de higiene simples). Enquanto isso, o tratamento será diferente em função das causas. Em alguns casos, a aplicação de cremes, pomadas ou outros tratamentos antifúngicos serão previstos (micoses). Curar as hemorroidas, as fissuras e outras causas permite igualmente fazer desaparecer as coceiras. Para a oxiurose, um tratamento antifúngico é necessário.

Prevenção

seguir regras de higiene cotidianas, limpar o ânus com água e sabão e secar bem a área pode permitir evitar esse tipo de problema.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Coceiras anais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.