as coceiras anais (ou prurido anal) são sensações que causam incômodo, localizadas no nível do ânus. A vontade de se coçar na área anal surpreende o indivíduo a todo o momento do dia (ou à noite). Geralmente benignas essas coceiras podem ser eliminadas rapidamente. Esse problema é, sobretudo desconfortável.
no quadro das coceiras anais, encontramos:
Esse prurido pode causar lesões em função da raspagem efetuada regularmente. Essa raspagem pode agravar as lesões e provocar sangramentos na área.
o diagnóstico é realizado após um exame clínico. O médico vai examinar o ânus para determinar as causas das coceiras: fissuras, hemorroidas... Em alguns casos, amostras podem ser analisadas (quando as causas são de origem infecciosa principalmente) para determinar o germe responsável pelas coceiras. O prurido anal pode igualmente ser causado por um problema de higiene ou por uma transpiração excessiva da zona também. É igualmente necessário pesquisar a presença de verrugas na margem anal que podem ser causadas por uma infecção parasitária no intestino, a oxiurose: o diagnóstico nesse caso será feito por uma fita adesiva - teste realizado na margem anal e sobre o qual as verrugas saem essencialmente à noite onde vão ficar presas.
em geral, medidas simples permitem eliminar as coceiras anais (medidas de higiene simples). Enquanto isso, o tratamento será diferente em função das causas. Em alguns casos, a aplicação de cremes, pomadas ou outros tratamentos antifúngicos serão previstos (micoses). Curar as hemorroidas, as fissuras e outras causas permite igualmente fazer desaparecer as coceiras. Para a oxiurose, um tratamento antifúngico é necessário.
seguir regras de higiene cotidianas, limpar o ânus com água e sabão e secar bem a área pode permitir evitar esse tipo de problema.