Corpo caloso - Definição


Definição de corpo caloso

O corpo caloso, situado entre os dois hemisférios cerebrais, é a mais importante das quatro fissuras do cérebro. Uma fissura é a zona de junção entre diversos elementos anatômicos. Efetivamente, as fibras nervosas que compõem o corpo caloso interligam os hemisférios direito e esquerdo do cérebro e ligam todos os lobos (frontal, temporal, parietal e occipital), o que permite o compartilhamento e combinação das informações recebidas pelos hemisférios. Em caso de dano ao corpo caloso, problemas neurológicos relacionados à zona do cérebro danificada aparecem, tais como alterações de comportamento e dificuldades de movimento.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 9 de maio de 2018 às 10:58 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Corpo caloso - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Coprocultura - Definição
Corpo lúteo - Definição